Skip to main content
Dicas de economia para enfrentar períodos de crise.
ago 19

Dicas de economia para enfrentar períodos de crise.

Não importa qual o valor da sua renda mensal, é necessário aprender a economizar para enfrentar períodos de crise com tranquilidade e não se afundar em dívidas.

É fundamental conhecer e lidar com os gastos pessoais de forma consciente. Por isso, trouxemos algumas dicas de economia simples e práticas, para você aplicar hoje mesmo:

• Registre tudo: o primeiro passo para começar a economizar é saber para onde o dinheiro está indo. E não há forma melhor de identificar os gastos do que anotar tudo que se gasta, desde uma bala até as contas fixas.

Para isso, você pode usar um aplicativo, uma planilha ou até mesmo um caderno. O importante é saber onde e quanto está indo para cada setor da sua vida.

• Crie metas: depois que souber para onde está indo o dinheiro, é hora de criar metas para cada categoria. Você pode usar a famosa regra do 50-15-35.

Essa regra diz que 50% do que você ganha devem ser para pagar suas despesas essenciais, como aluguel, alimentação etc. Já 15% vão para as prioridades financeiras, que pode ser o pagamento de dívidas ou para uma reserva de dinheiro. Os outros 35% são para gastos de estilo de vida como compras, lazer, entre outros.

• Use o cartão de crédito com consciência: ele nos dá a falsa impressão de que temos um dinheiro que na verdade não temos, por isso ele é um ótimo aliado para momentos de urgência. No dia a dia, procure pagar as compras à vista, assim você controla melhor seus gastos, principalmente em épocas de crise.

• Reveja seus gastos: é fundamental rever os gastos e reestabelecer prioridades, principalmente para se preparar para enfrentar períodos de crise.

Uma das formas de fazer isso é identificar itens que podem ser retirados da lista e priorizar aqueles que sabe que são importantes para você. Por exemplo, cuidar da saúde, beleza e bem-estar são mais importantes do que a troca do aparelho celular por um modelo mais novo; sendo assim, você pode adiar um pouco a troca do aparelho.

• Procure uma segunda fonte de renda: se o orçamento está apertado ou visa fazer uma reserva maior de dinheiro, procure uma segunda fonte de renda. Existem muitas possibilidades de atividades para agregar um dinheiro extra no final do mês.

Dependendo da sua formação e habilidades, pode investir em artesanato, aulas particulares, serviços freelancers, entre outros. Dessa forma, você fica mais tranquila com os gastos e ainda pode fazer uma reserva financeira.

Related Posts

Planejamento financeiro: o que você precisa saber para realizar seus sonhos.

Administrar bem a vida financeira é sinônimo de tranquilidade e de economia de tempo e...

Profissão mulher: dicas de sucesso para a vida pessoal e profissional

Estudos, carreira, maternidade, casamento, família, amigos... São muitos os nossos papéis no mundo contemporâneo e...

Dicas para economizar no fim de ano e começar 2014 livre de dívidas.

Final de ano é uma época em que fica muito fácil perdermos o controle financeiro....

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*